Reponsabilidade Social

Procuramos assumir uma postura ética perante os nossos interlocutores adotando uma atitude participativa e cumprindo plenamente a nossa responsabilidade perante clientes, colaboradores, fornecedores e meio envolvente.

Responsabilidade Social na CST

A CST tem-se empenhado no sentido de fortalecer as suas ações no âmbito da responsabilidade social contribuindo, numa base voluntária, para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.

Orientamos a nossa gestão, não apenas pelo cumprimento dos nossos interesses, mas também pelos dos outros stakeholders como por exemplo, trabalhadores, comunidades locais, clientes, fornecedores, autoridades públicas, concorrentes e a sociedade em geral. 
Neste sentido, a CST assume uma postura ética perante os seus diversos interlocutores, intervindo em diversos domínios tais como a educação, o desporto, a cultura, a inclusão social, entre outros.

 

PATROCÍNIO À EDUCAÇÃO

No setor da educação, o apoio da CST destinou-se à oferta de computadores e ao fornecimento de Internet nas escolas secundárias.
Visando proporcionar um ambiente escolar mais agradável a CST subvencionou a pintura de algumas escolas, como a Preparatória Patrice Lumumba e a Escola Primaria Paula Lavres na Região Autónoma do Príncipe entre outras.

Com vista a promover a inserção social dos jovens e abrir novas janelas de oportunidade para um emprego, também patrocinou o acesso gratuito à internet, assim como a formação na área de informática em parceria com a empresa Banhof.

Atualmente, na base de um acordo feito com o Governo de São Tomé e Príncipe, a CST patrocinou o acesso gratuito à internet nas principais praças da capital dos distritos, nomeadamente Água Grande, Santana, Guadalupe, Trindade e Angolares.

Também distribuiu horários escolares a todos os alunos do 7º ao 12º ano e materiais escolares aos alunos do 5º e do 6º ano.

Além das Escolas, a CST também apoiou algumas instituições com equipamentos informáticos, tais como:

  • Arquivo Histórico
  • Fundação Novo Futuro
  • Polícia de Investigação Criminal

 

PATROCÍNIO À CULTURA

No âmbito da sua estratégia de comunicação, a CST patrocina projetos que valorizam a cultura e a sociedade.

O Festival Gravana, considerado como o maior evento cultural, musical e recreativo de São Tomé e Príncipe, tem contado desde a sua 1ª edição com o patrocínio da CST enquanto naming sponsor.

A marca já viabilizou diversas iniciativas, nomeadamente apoio a feiras de livro, Carnaval Distrital e diversas atividades e espetáculos de música, de dança, de cinema, de moda, entre outras coisas.

 

PATROCÍNIO AO DESPORTO

No âmbito do desporto, o patrocínio da CST destaca-se à principal prova de ciclismo a nível nacional "A volta do Cacau", um dos maiores eventos de cariz internacional em São Tomé e Príncipe.

A CST tem apoiado, atráves da sua marca Mochecst o campeonato de Surf e as aulas abertas de Surf.

Ainda no âmbito da promoção do desporto, destacam-se o apoio aos Jogos da Selecção Nacional de Futebol, apoio aos Torneios de Voleibol e ao Curso de Férias de Voleibol, aos torneios de Ténis e ao Campeonato Nacional CST Basquetebol.

A CST tem também patrocinado a organização dos jogos inter escolas, parte integrante do desporto escolar.

 

PATROCÍNIO AO TURISMO

No âmbito da sua missão de apoiar o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe, a empresa tem vindo a patrocinar várias atividades que fomentam o turismo em São Tomé e Príncipe como forma de mostrar o potencial do nosso turismo.

A participação em várias feiras internacionais e o apoio a grande Gala Africana do World Travel Award, que se realizará em 2017, são eventos que colocam São Tomé e Príncipe no panorama internacional.

Para além de ser uma responsabilidade social, é um orgulho para a empresa, contribuir para o desenvolvimento sustentável de São Tomé e Príncipe, uma vez que o turismo é e tem sido um dos fatores que tem ajudado muito a economia do País.

 

APOIO À INTEGRAÇÃO SOCIAL

Ações e projetos de integração social fazem parte do planeamento estratégico da empresa, que tem vindo a patrocinar durante 4 anos consecutivos em São Tomé, a corrida solidária internacional HELPO, uma corrida que chama a atenção da comunidade internacional para a urgência da erradicação da pobreza.

Há 3 anos que é também o patrocinador oficial do TEDxSãoTomé, permitindo a transmissão em livestream para o mundo.

Além disso, a empresa tem desenvolvido projetos de empreendedorismo jovem, como forma de ajudar os jovens a criarem o seu próprio negócio. Exemplo disto é o CST Empreendedorismo, que vai na sua segunda edição.

Um dos pontos altos das ações da inclusão social é a parceria com o Governo para instalação de pontos de internet grátis nas principais praças dos distritos de São Tomé e Príncipe.

 

APOIO À SAÚDE

No campo da Saúde, a responsabilidade da empresa destaca-se pela parceria para a implementação do primeiro centro de Tele-oftamologia do mundo, no Hospital Ayres de Menezes.

Apoio à realização da Feira da Saúde, realizada em Santana no âmbito do Dia Mundial da Saúde.

 

ACORDOS DE PARCERIA

A CST tem também vários acordos de parcerias com as Câmaras Distritais e outras Associações e Organizações, para o fornecimento de internet e elaboração de iniciativas conjuntas.

 

 

A ética é para nós um fator importante para que se rume em direção ao almejado desenvolvimento sustentado, sendo a aplicação da responsabilidade social o único e inadiável caminho a percorrer, tanto para o êxito da própria empresa, como para edificação de uma sociedade mais desenvolvida e justa. É baseado neste pressuposto que a CST tem-se guiado.

 

Última atualização em 15.09.2016