Política e Princípios

A CST tem-se afirmado desde a sua constituição como instituição fortemente empenhada e comprometida com o desenvolvimento económico, social e cultural do país.

A nossa Política de Responsabilidade Social reflete os compromissos assumidos pela empresa com os seus colaboradores, com a comunidade e com a natureza e o ambiente.

POLÍTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL, DIREITOS HUMANOS E DO TRABALHO

A CST desde a sua constituição, em 20 de dezembro de 1989, tem atuado consciente do importante papel que, enquanto operadora global de serviços de telecomunicações, pode desempenhar no apoio ao desenvolvimento sustentável de São Tomé e Príncipe.

A CST está determinada a exercer a sua atividade de forma ética, social e ambientalmente responsável, não obstante os condicionalismos e desafios a que está sujeita.

COMPROMISSOS COM OS COLABORADORES

A CST apoia os princípios consagrados na Declaração Universal dos Direitos do Homem e nas convenções fundamentais da OIT sobre o Trabalho.

Trata os seus colaboradores com respeito e dignidade, garantindo remuneração compatível com as funções e condições de trabalho adequadas, seguras e não discriminatórias.

Apoia os colaboradores nas despesas com a saúde e educação dos filhos em idade escolar e incentiva a formação contínua e especialização, colocando ao serviço dos seus quadros ferramentas capazes de rentabilizar o desenvolvimento individual.

COMPROMISSOS COM A COMUNIDADE

A CST apoia várias iniciativas em áreas que abrangem a educação, o desporto, a cultura, a literatura, o turismo e os espetáculos.

Aposta em projetos de inclusão digital através de doações de computadores e instalação de redes com acesso à internet a escolas secundárias, universitárias e fundações.

Estes projetos proporcionam a massificação da utilização das tecnologias de informação e comunicação e a geração de emprego, valorizando o crescimento social e económico do país e melhorando a sua performance em termos de capital humano e social.

COMPROMISSO COM A NATUREZA E O AMBIENTE

A CST pretende ser uma referência na gestão ambiental dos negócios e na implementação e promoção de boas práticas no domínio ambiental. Assim, adotou uma Política Ambiental autónoma, elaborada em conformidade com os princípios estipulados na Lei Base do Ambiente e nos demais diplomas relevantes, quer a nível nacional quer a nível internacional.

A Política de Responsabilidade Social da CST é levada ao conhecimento dos seus colaboradores e do público em geral, através da sua divulgação interna e através da sua divulgação no website da Empresa.

A Política Ambiental da CST tem por base um conjunto de compromissos que têm em consideração não só os condicionalismos e desafios a que a empresa e o país estão sujeitos, mas também os esforços e as ações concretas que têm vindo a ser postos em prática, designadamente:

  • Preservar o ambiente e promover a adoção de procedimentos ambientalmente responsáveis em todas as fases dos processos empresariais e ao longo de toda a cadeia de valor. Zelar para que todos os intervenientes, incluindo fornecedores, detenham as competências necessárias e suficientes para o efeito.

  • Racionalizar as emissões de dióxido de carbono e promover a adoção de práticas de menor dependência energética.

  • Promover a utilização das fontes de energias renováveis e das melhores tecnologias com vista à preservação dos recursos naturais e à prevenção e redução da poluição.

  • Garantir o encaminhamento adequado de resíduos gerados pela atividade da empresa e promover a reciclagem e/ou reutilização dos mesmos.

A CST pretende, desta forma, ser uma referência na gestão ambiental dos negócios e na implementação e promoção de boas práticas no domínio ambiental. Os compromissos acima enunciados são levados ao conhecimento dos colaboradores da CST e do público em geral, através da sua divulgação interna, e bem assim, através da sua divulgação no website da Empresa.

Última atualização em 11.01.2017