Reconfiguração E-mail

Não perca os seus e-mails. A CST atualizou o seu serviço de correio eletrónico. Abaixo explicamos como deve proceder para continuar a receber os seus e-mails.

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DE CORREIO ELETRÓNICO

 

O acesso ao seu correio eletrónico pode ser feito por uma das duas opções:

Webmail

- Microsoft Outlook ou similar

Se quer alterar a sua password clique aqui.

Tem dúvidas? Consulte as nossas FAQ's aqui.

Faça download do manual aqui.

 

 

Webmail

O webmail é uma interface que possibilita ao usuário enviar e receber mensagens através do browser. Esta opção não carece de programa específico para receção ou envio de mensagens de correio eletrónico. As mensagens ficam residentes no servidor e a qualquer momento pode ter acesso as mesmas, onde quer que esteja e em qualquer dispositivo habilitado para o efeito, desde que esteja ligado à internet.

Para ter acesso a sua conta através do webmail basta aceder ao link: https://webmail.smartcloudpt.pt e preencher os dados da sua conta, conforme o exemplo ilustrado a seguir.

print1

 

 

Microsoft Outlook ou similar

Um cliente de correio eletrónico, neste caso o MicrosoftOutlook, é um software que permite enviar e receber mensagens, para além de possibilitar executar uma série de operações inerentes à sua caixa de correio. Nesta opção, as mensagens descarregadas ficam residentes no computador local, o que confere ao utilizador a possibilidade de aceder às mesmas, em modo off line, ou seja sem estar ligado a internet. Para alterar as configurações do Microsoft Outlook e estar habilitado para aceder à sua conta, por favor seguir as instruções abaixo.

Abrir o Outlook e aceder ao menu Ferramentas. Selecionar Definições de Conta.

print2

 

Selecionar a conta a ser alterada ( Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ) e de seguida clicar Alterar.

print3

 

Alterar os dados de configuração do servidor atual para o novo, conforme os quadros seguintes.

print4

 

Preencher os campos do quadro seguinte, com as informações da sua conta. Os endereços dos servidores de recepção e de envio de correio permanecem tal e qual estão preenchidos abaixo. De seguida, clicar a opção Mais definições...

print5

 

No quadro que aparece depois de acionar o menu Mais definições. Clicar de seguida o Servidor de envio e ativar as opções do servidor conforme ilustração subsequente. 

print6

 

Clicar a opção Avançadas. Para o servidor de receção (POP3) o número de porto a considerar é 995 e deve ativar a opção: Este servidor requer uma ligação encriptada (SSL). Atenção que, para o servidor de envio (SMTP), a opção de ligação encriptada a selecionar é TLS e deve ser ativada antes do preenchimento do porto 587.

print7

 

 Clicar OK e de seguida acionar o menu Testar definições da conta para verificar se a configuração está operacional.

  • Se faltarem informações ou estiverem incorretas será solicitada a sua inserção ou correção;
  • Se receber Parabéns! Todos os testes foram concluídos com êxito, então a sua configuração foi bem-sucedida, precisando somente de clicar fechar e Seguinte para concluir as configurações.

print8

 

 

Alterar Password

Em caso de necessidade e por razões de privacidade, pode alterar a palavra-chave da sua conta de correio eletrónico, seguindo as seguintes instruções:

Aceder ao link https://operations.ptempresas.pt/single.html, e preencher os dados da sua atual conta. Atenção que o nome de utilizador (username) deverá ser preenchido com todo o endereço de correio eletrónico, exemplo: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

print9

 

Depois de efetuar o acesso clicar o menu Entrar.

print10

 

Selecionar a opção Alterar Password.

print11

 

Preencher o campo da password antiga, definir a nova e repetir a nova para confirmar. De seguida clicar Concluir. Se pretender gerar uma password aleatoriamente, clicar a opção Gerar nova Password. Alertamos para não se esquecer de memorizar a nova password ou transcreve-la, sobre pena de não conseguir aceder a sua caixa de correio.

print12

 

Para terminar a configuração, clicar Concluir.

 

 

FAQ's

1. O que ganho com esta mudança?

A principal vantagem é que a capacidade de armazenamento dos emails no servidor de email na Web passa de 50 MB para 5 GB. Além disso, beneficiará de uma maior segurança e a possibilidade de sincronizar as suas pastas na Web com as do seu computador, se optar pela configuração IMAP.

2. O meu endereço email vai ser alterado?

Não. Permanece exatamente como sempre foi. Não tem que comunicar um novo email aos seus correspondentes.

3. A minha password vai ser alterada?

Não. Permanece exatamente como sempre foi.

4. Vou perder emails durante o processo de migração?

Não. Os seus emails que ainda estiverem no servidor antigo vão ser automaticamente transferidos para o novo. Os novos emails vão ser serão automaticamente reencaminhados para o novo servidor.

5. Tenho mesmo que fazer a configuração?

A configuração só é necessária para quem utiliza um software cliente de email como Outlook Express, Outlook ou Mail no computador ou quem consulta os emails cstome.net em dispositivos móveis. Se só utiliza a vertente webmail, só tem que aceder ao novo endereço utilizando o seu browser: https://webmail.smartcloudpt.pt em vez de http://mail.cstome.net/ExpressPro. Pode também clicar em “consulta de email” no topo da nossa página web www.cst.st.

6. O que acontece se eu não fizer a configuração?

Se utiliza um software cliente de email como Outlook Express, Outlook ou Mail no computador ou consulta os emails cstome.net em dispositivos móveis vai deixar de receber novos emails e não vai poder aceder aos antigos (salvo os que já tinha descarregado para o seu computador), pois tantos uns como os outros já se encontrarão no novo servidor.

Se só consulta emails por webmail, não acontecerá nada. Só tem que aceder através do endereço https://webmail.smartcloudpt.pt. Pode também clicar em “consulta de email” no topo da nossa página web www.cst.st

7. Até quando deve ser feita a configuração?

Até 10 de Junho de 2015

 

 

Voltar acima ^

Última atualização em 22.06.2015